Customize

Green Brief nº 53 em português (13 de Agosto – 22 Mordad)

Discussion in 'Green Brief' started by mahagonny, Aug 16, 2009.

  1. mahagonny Member

    (tradução portuguesa do Green Brief #53, por NiteOwl aka Josh Sharyar; o original encontra-se aqui)

    Eu sou o NiteOwl aka Josh Shahryar – twitter.com/iran_translator no twitter. Sou um jornalista e um activista dos direitos humanos e NÃO SOU iraniano. Esta é uma compilação de notícias do Irão que reuni através do twitter e de sites iranianos anunciados no twitter. Lembrem-se, tudo isto provém de tweets. (O meu trabalho é publicado sob licença Creative Commons (CC).)

    Estes são os acontecimentos mais importantes de quarta-feira 13 de Agosto – 22 Mordad que consigo absolutamente confirmar.


    Manifestações / Protestos / Agitação

    1. Notícias não confirmadas sugerem que o Movimento Verde poderá assistir às orações de sexta-feira. Há também rumores de que Mousavi irá assistir às orações de sexta-feira. Nada pode ser confirmado neste momento.
    [as orações de sexta-feira já terminaram no momento em que traduzo]

    2. Notícias de Evin confirmam que 30 detidos anunciaram que irão iniciar uma greve de fome a partir de sábado e pediram às autoridades que prestassem atenção ao seu gesto. Trata-se de declarações à agência noticiosa Amir Kabir de um detido que tinha acabado de ser libertado de Evin. Esta notícia foi também endereçada ao governo iraniano e à comissão parlamentar criada para verificar as condições dos detidos.


    Manifestações e protestos internacionais / Eventos

    3. Fatemeh Khezrie, de 44 anos, está em greve de fome em frente à Embaixada dos Estados Unidos em Londres há 17 dias. O seu estado de saúde está-se a deteriorar, pois ela tem recusado soroterapia. A história completa: Hunger striker Fatemeh Khezrie seriously ill outside US embassy in London | UK news | guardian.co.uk

    4. Um apoiante Verde suiço-iraniano, a quem afeiçoadamente chamamos o Manifestante Épico, tem-se manifestado em frente à Embaixada Iraniana em Berna durante os últimos dois meses, sem interrupção, tendo atraído bastante atenção. Existe um blog dedicado aos seus esforços aqui: Epic Protester e podem ler uma entrevista dele aqui: Interview with the Epic Protester � Epic Protester – (Cortesia de @Nedjarsen)

    5. Por entre as histórias de brutalidade que têm circulado, há também alguns casos de compaixão humana que aquecem o coração. Um deles é o One Hearts View, levado a cabo por um cidadão do mundo. Visitem e comentem em: One Hearts View: Iran wanted me to bear witness...and I have.

    6. Para uma lista dos protestos que estão a ser planeados na Alemanha, por favor visitem este link: Julia's Blog: Protests and rallies in Germany (subject to change w/o notice) (inglês e alemão)

    (Se vocês, os vossos amigos ou a vossa organização realizarem eventos, manifestações ou qualquer outra coisa relacionada com as eleições iranianas internacionalmente, por favor enviem-me um email com pormenores e dar-vos-ei cobertura. (Só vos custará 10 milhões de dólares!) O meu email é: dbosca@gmail.com


    Oposição

    7. Notícias parcialmente confirmadas sugerem que o irmão do Supremo (Ditador Iraniano) Líder Ayatollah Khamenei, Hadi Khamenei – um eminente clérigo de seu próprio direito e apoiante de Mousavi – se terá deslocado a Mashhad. Hadi Khamenei tem, nas últimas semanas, mantido reuniões com prisioneiros libertados, e nesta deslocação a Mashhad, teria tido uma reunião à porta fechada com o Ayatollhah Mousavi Aradabeli sobre a actual situação do país. Informações sobre o que terá sucedido durante o encontro não foram ainda reveladas.

    8. Nasrullah Torabi – um deputado reformista – solicitou hoje ao governo para apresentar provas sobre a alegada morte de nove Basijis. Torabi estava a falar sobre a alegação de Karroubi de que manifestantes detidos tinham sido violados em centros de detenção quando mudou de assunto e pediu ao governo para apresentar documentos de cada alegação que tem também feito. De acordo com Torabi, se Karroubi tem de apresentar provas das suas alegações, então porque é que o governo não estava também a apresentar provas das suas próprias alegações?

    9. Um assessor do Grande Ayatollah Nasser Makarem-Shirazi disse hoje à Press TV que o Ayatollah não tinha enviado qualquer carta de felicitações a Ahmadinejad. Tal como veiculado ontem, uma alegada carta de felicitações de Shirazi para Ahmadinejad estava em circulação há vários dias, o que, como noticiado ontem, é uma FRAUDE.

    10. Mahdi Karroubi irá em breve apresentar a Ali Larejani provas das situações de violações de detidos. Larejani disse que iria examinar as provas. Foi também noticiado que testemunhas estão também dispostas a testemunhar acerca destes incidentes perante o parlamento.

    11.Karroubi declarou, numa entrevista hoje, que a sua carta a Rafsanjani tinha sido enviada a Hashemi Shahroudi – Chefe do Poder Judicial – o qual tinha ordenado que o conteúdo da carta fosse examinado. Karroubi acrescentou também que Dari Najafabadi – o Procurador-Geral do Irão – os tinha contactado e poderia enviar alguém até Karroubi para o questioner sobre as alegações de violações e encaminhar essa informação para funcionários do governo.
    Karroubi criticou também funcionários governamentais – sobretudo Larejani e Burojerdi por terem apelidado as alegações de falsas sem formar uma comissão para as investigar. Acrescentou que apesar de as vozes das pessoas terem sido silenciadas à força, ele nunca iria parar de dizer a verdade sobre este ou outros assuntos.
    Karroubi disse ainda que alguns detidos tinham sido torturados até à morte em Evin e noutros centros de detenção. Acrescentou ainda que alguns prisioneiros tinham sido forçados a tirar as suas roupas e tinham sido “montados” pelos guardas. (Trata-se de algo como montar um cavalo ou burro e é considerado um acto de extreme desrespeito no Médio Oriente.)

    12. Têm circulado notícias não confirmadas em como alguns membros importantes do parlamento iraniano enviaram uma carta a Rafsanjami solicitando-lhe que receja o Artigo 111º da constituição. Este artigo diz respeito à substituição do Supremo (Ditador Iraniano) Líder. Esta carta argumenta que, enquanto Supremo Líder, Khamenei é responsável pela agitação e repressão illegal de cidadãos a seguir à eleição. Não está ainda disponível uma cabal confirmação.


    Governo / Internacional

    13. Ali Larejani acusou hoje os países ocicdentais e disse que estes tinham interferido nos assuntos internos iranianos. Focou especificamente os Estados Unidos e a França e apelidou os seus comentários sobre os assuntos do Irão um sinal de diplomacia falhada. Pediu-lhes que avaliassem as consequências das suas acções.

    (continua abaixo)
  2. mahagonny Member

    (continuação)

    14. A Press TV publicou hoje uma notícia sobre Khamenei: [o Líder da Revolução Islâmica Seyyed Ali Khamenei aconselhou os funcionários a obter “informação” adicional para diferenciar entre amigos e inimigos na sequência das eleições de 12 de Junho. “Se vos desse um conselho, seria o de aumentarem a vossa compreensão [sobre os assuntos do Estado]”, disse o Líder numa reunião a 27 de Julho. Os seus comentários foram publicados na quarta-feira.

    15. Entretanto, o Ayatollah Khamenei instou os funcionários presentes na reunião a abandonarem os seus interesses pessoais e a porem de parte as suas simpatias partidárias para descobrir a verdade por trás dos acontecimentos. “Se não tiverem discernimento suficiente, se não puderem distinguir os vossos amigos, se não puderem localizar os vossos inimigos, então os vossos ataques, diálogo e as vossas acções poderão atingir os vossos amigos em vez dos inimigos.”, acrescentou o Líder.

    15. Ahmad Khatami instou novamente o governo a processar Mahdi Karroubi por difamação contra o regime.

    16. Notícias parcialmente confirmadas indicam que o presidente sírio Bashar Al-Asad irá visitar Teerão em breve.

    17. A Alemanha convocou na quarta-feira o embaixador iraniano em Berlim para protestar contra os julgamentos-farsa de 100 pessoas por acusações relacionadas com os protestos e agitação pós-eleitorais. Andreas Peschke, um porta-voz do Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Frank-Walter Steinmeier, disse que acção tinha sido coordenada com outros estados da UE.

    18. AKI – [Peritos das Nações Unidas sobre direitos humanos expressaram na quinta-feira sérias preocupações sobre as acusações de tortura e tácticas duras de interrogatório utilizadas contra manifestantes presos durante a recente agitação no Irão que se seguiu às controversas eleições presidenciais. “Nenhum sistema judicial pode considerar como válida uma confissão obtida como resultados de interrogatórios duros ou sob tortura”, enfatizou Manfred Nowak, o relator especial das Nações Unidas sobre tortura. Nowak disse que levou mais de 300 casos de alegada tortura e tratamento indevido de detidos à atenção das autoridades iranianas. As alegações provêm de ex-detidos e de familiares e advogados de pessoas que ainda se encontram detidas, disse Nowak. Os peritos de direitos humanos das Nações Unidas declararam que continuam a receber informações de pessoas falecidas sob custódia das autoridades, e cujas famílias têm recebido informações falsas ou contraditórias sobre a causa da sua morte.]


    Detenções / Libertações / Mortes

    19. Notícias indicam, até agora, pelo menos três dúzias de membros do Artash – o principal corpo do exército para além dos Guardas da Revolução – presos durante a agitação a seguir às eleições.

    20. A detenção do montanhista iraniano Kazem Faridian foi agora confirmada.

    21. O irmão de Kianoosh Asa, Kamran Asa, clarificou que o seu outro irmão, Daneshvar Asa, não tinha sido preso. De acordo com Kamran, Daneshvar foi interrogado várias vezes mas ainda está em liberdade.

    22. Para além de Hamid Chobineh, notícias indicam que 20 outros detidos foram libertados nos últimos cerca de dois dias. Os nomes dos outros detidos não puderam ser confirmados até agora.

    23. O julgamento de sete líderes baha’i vai começar na próxima semana, no dia 18. Os acusados estão detidos há meses e têm acesso limitado ou inexistente a advogados de defesa. Aqui está um relatório sobre um evento em San Francisco para enfatizar o seu caso e os direitos humanos no Irão. (Cortesia de @dakster9): Mideast Youth - Thinking Ahead � Evening in Support of Iranian Baha’is in San Francisco

    24. Dois membros do comité do parlamento para avaliar as condições dos detidos encontraram-se com Tajzadeh, Abtahi e Atrianfar. De acordo com um desses membros, Farhad Tajari, Tajzadeh encontra-se vivo e de saúde – contrariamente a rumores sobre a sua morte.

    25. A reportagem de Lara Setrakian sobre uma vítima de violação nas prisões do Irão. (cortesia de @LaraABCNews): A Protester's Purported Account of Rape in Detention - larasetrakian

    26. Mohseh Armin – um membro da Associação de Clérigos Combatentes – publicou uma confissão para garantir que, se for preso, qualquer confissão forçada que seja dele obtida poderá ser anulada. Toda a confissão: IRAN: Activist issues preemptive retraction of future confession | Babylon & Beyond | Los Angeles Times

    27. A Associação de Defensores dos Direitos Humanos do Irão publicou uma declaração apelidando todas as confissões obtidas de detidos de não fiáveis e sem mérito legal.


    Vários

    28. O Irão lançou um selo comemorativo da reeleição de Ahmadinejad. O selo contém a sua efígie e outros símbolos, como o reconhecimento de 40 milhões de votos.

    29. Um poster gigante de Khamenei, tornado verde por manifestantes: YouTube - ‫لکه سبزی بر صورت خامنه ای بزرگراه کردستان تهران‬‎

    * Correcção: Ontem noticiámos erradamente que Ali Larejani tinha pessoalmente negado que violações de detidos tinham ocorrido em centros de detenção iranianos. @sp4rrowh4wk corrigiu as declarações de forma exacta, o que vou postar aqui:

    @sp4rrowh4wk: (Parleman, Fars e outros) noticiam que ele disse que o próprio comité não encontrou qualquer fundo de verdade nas alegações. Declarou ainda que iria entregar as provas na sua posse (obtidas de Karroubi et al) ao Majlis como um todo, no sentido de haver uma investigação muito pública desses acontecimentos terríveis. Ali Larejani também pediu a outros que apresentem as provas que tenham, muitos estão a começar a fazer isso mesmo.


    A quem quer ajudar

    - Obrigado pelas doações generosas ao Anonymous para manterem os servidores activos durante o mês de Agosto.

    - Informação sobre a republicação do Green Brief: For Bloggers, News Sites and Forum who want to republish the Green Brief Plesae Read! - Why We Protest - IRAN

    - Informação sobre o Tor: Tor Browser Bundle

    - Discussões/anotações: http://aic.openmsl.net/wiki/index.php/Green_Brief_53;[/URL] criem se não existir

    - Uma lista de todos os Green Briefs: The Green Briefs

    - Um agradecimento caloroso a Sahar Joon e S joon pela ajuda com a revisão e dicas valiosas. Também um MUITO OBRIGADO a todos os tradutores que têm passado o seu tempo precioso a fazer chegar isto a tantas pessoas quanto possível.

Share This Page

Customize Theme Colors

Close

Choose a color via Color picker or click the predefined style names!

Primary Color :

Secondary Color :
Predefined Skins