Customize

Green Brief nº 52 (12 de Agosto – 21 Mordad)

Discussion in 'Green Brief' started by mahagonny, Aug 14, 2009.

  1. mahagonny Member

    Green Brief nº 52 em português (12 de Agosto – 21 Mordad)

    (tradução portuguesa do Green Brief #52, por NiteOwl aka Josh Sharyar; o original encontra-se aqui)

    Eu sou o NiteOwl aka Josh Shahryar – twitter.com/iran_translator no twitter. Sou um jornalista e um activista dos direitos humanos e NÃO SOU iraniano. Esta é uma compilação de notícias do Irão que reuni através do twitter e de sites iranianos anunciados no twitter. Lembrem-se, tudo isto provém de tweets. (O meu trabalho é publicado sob licença Creative Commons (CC).)

    Estes são os acontecimentos mais importantes de quarta-feira 12 de Agosto – 21 Mordad que consigo absolutamente confirmar.


    Manifestações / Protestos / Agitação

    1. Havia mais gente que o habitual no Grande Bazar de Teerão ontem. Nas ruas que conduzem ao bazar e dentro do bazar propriamente dito, havia uma grande concentração de elementos das forças de segurança. Muitos deles insultaram as pessoas que se encontravam no bazar e tentaram provocar confrontos. No entanto, na maior parte, o apelo para protestos não tinha aparentemente envolvido o Movimento Verde.

    2. Houve relatos de escaramuças no interior do bazar e foi relatado que algumas pessoas foram feridas e outras foram possivelmente detidas. Os relatos indicam que estes confrontos não foram generalizados, tendo-se limitado a alguns incidentes.

    3. Foi relatado que Zahra Rahnavard – a esposa de Mir Hossein Moussavi – se tinha de facto deslocado ao bazar, mas como as pessoas entoavam cânticos à sua volta foi prontamente escoltada para fora do bazar pelas forças de segurança. Não foi possível confirmar este facto e não foram encontradas testemunhas oculares que o corroborassem.

    4. Mas não acaba aqui. Algumas fontes extremamente fidedignas indicaram que nada efectivamente aconteceu no bazar, para além da presença de forças de segurança e de pessoas a fazer compras. Essas fontes negam ter existido confrontos, feridos ou detenções, apesar de esta versão ser minoritária.
    (A informação acima provém de várias fontes e não de mass media. No entanto, na ausência de qualquer video do YouTube ou testemunhas, que mostrem algo mais que muitas pessoas no bazar, juntamente com muitas forças de segurança, torna-se difícil a confirmação exacta do sucedido.)

    5. Relatos não confirmados indicam que combatentes baluchi atacaram forças de segurança iranianas que escoltavam detidos até uma prisão na província de Kerman. Foram relatadas vítimas. Estes acontecimentos não puderam ser confirmados independentemente.

    6. Orações pelos mortos e detidos terão lugar na quinta-feira, tal como nas últimas semanas. As orações desta semana serão no Instituto Cultural Daruzahra em Teerão. Um dos mais importantes assessores do Ayatollah Sane'ie, Mohammad Taghi Khilji, falará durante as orações.


    Manifestações e Protestos Internacionais / Eventos

    7. Um apoiante Verde suiço-iraniano, a quem afeiçoadamente chamamos o Manifestante Épico, tem-se manifestado em frente à Embaixada Iraniana em Berna durante os últimos dois meses, sem interrupção, tendo atraído bastante atenção. Existe um blog dedicado aos seus esforços aqui: Epic Protester e podem ler uma entrevista dele aqui: Interview with the Epic Protester � Epic Protester – (Cortesia de @Nedjarsen)

    8. Por entre as histórias de brutalidade que têm circulado, há também alguns casos de compaixão humana que aquecem o coração. Um deles é o One Hearts View, levado a cabo por um cidadão do mundo. Visitem e comentem em: One Hearts View: Iran wanted me to bear witness...and I have.

    9. A reunião de baha'is em apoio aos direitos humanos em San Francisco, ontem, no Herbst Theater, foi um grande sucesso.

    10. Para uma lista dos protestos que estão a ser planeados na Alemanha, por favor visitem este link: Julia's Blog: Protests and rallies in Germany (subject to change w/o notice) (inglês e alemão)
    (Se vocês, os vossos amigos ou a vossa organização realizarem eventos, manifestações ou qualquer outra coisa relacionada com as eleições iranianas internacionalmente, por favor enviem-me um email com pormenores e dar-vos-ei cobertura. (Só vos custará 10 milhões de dólares!) O meu email é: dbosca@gmail.com


    Oposição

    11. Numa reunião hoje com membros do Comité Central para a Organização de Reformas, com a sua esposa Zahra Rahnarvard presente, Mousavi defendeu acerrimamente Karroubi contra os ataques do Keyhan Daily, dizendo que o que ocorreu nas prisões e centros de detenção tinham lesado o Irão muito mais do que os EUA alguma vez conseguiria. Disse ainda que os julgamentos-farsa eram um bom indicador de que o Irão necessita de reformas profundas e que o maior erro da estação pública de televisão iraniana era apelidar a ânsia de pessoas por mudança de uma conspiração vinda do estrangeiro. Foi indiciado que Mousavi poderá juntar-se às orações de sexta-feira esta semana, que serão lideradas por Ahmad Khatami. Ainda não foi disponibilizada uma confirmação cabal.

    12. A Organização dos Mojahedin da Revolução Islâmica emitiu uma declaração hoje culpando Ahmadinejad e Sadegh Mahsouli, o Ministro do Interior, pelo tratamento desumano de detidos em Kahrizak. A declaração dizia que os dois foram directamente responsáveis pela tortura e abuso de detidos no centro de detenção. A Organização referiu também solidarizar-se com as famílias dos detidos em questão.

    13. O filho de Karroubi, Hossein Karroubi, disse hoje que as críticas à carta do seu pai sobre abusos sobre prisioneiros eram infundadas. Acrescentou que demorou apenas um dia para criticar o seu pai e que nenhuma investigação poderia ser feita em 24 horas para verificar se os abusos sobre prisioneiros teriam ocorrido e quão generealizados teriam sido.

    14. Mais de 200 antigos e actuais funcionários do governo do Irão enviaram uma carta ao governo solicitando atenção às sugestões e posições de Rafsanjani, Karroubi, Khatami e Mousavi sobre o futuro do país. Incluem-se nos signatários antigos e actuais ministros, directores, governadores, presidentes de câmara e académicos.

    (continua abaixo)
  2. mahagonny Member

    Green Brief nº 52 em português (12 de Agosto – 21 Mordad)

    (continuação)

    Governo / Internacional

    15. O Ayatollah Dastegheyb solicitou a realização imediata de uma sessão da Assembleia de Peritos, no sentido de rever as exigências do povo e a situação actual no Irão. Acrescentou que Mousavi e Karroubi eram os representantes do povo e que este exigia apenas o cumprimento da constituição.

    16. Tem sido relatado que o Chefe do Poder Judicial Shahroudi será nomeado para o Conselho de Guardiães. Não é possível para já confirmá-lo. A mesma fonte indica também que Jannati permanecerá como líder do Conselho dos Guardiães.

    17. Jamshid Ansari – um deputado reformista de Zanjan – solicitou ao governo que Ansari, Ahmadi-Moghaddam é responsável pelas detenções ilegais, espancamentos e mortes de manifestantes durante o período de agitação a seguir às eleições. Também implicou Ahmadi-Moghaddam na tortura e abuso sobre detidos em Kahrizak.

    18. Apenas um dia após ter declarado que as alegações de violações de detidos em instalações de detenção governamentais deviam ser investigadas, o líder do parlamento do Irão, Ali Larejani, disse que nada do indicado tinha sucedido. De acordo com Larejani, o comité parlamentar de investigação das condições dos detidos tinha concluído que as alegações não tinham fundamento.

    19. Um dia após ter declarado que o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon tinha enviado uma carta de felicitações a Ahmadinejad pela sua eleição, a porta-voz de Ban, Marie Okabe, disse que “Não é exacta a referência a uma carta de felicitações”. Anteriormente, na terça-feira, quando questionada se uma carta de felicitações tinha sido enviada por Ban a Ahmadinejad, Okabe respondeu, “Sim”. Acrescentou que a carta aproveitava “a ocasião da tomada de posse para expressar a esperança de que o Irão e as Nações Unidas possam continuar a cooperar de perto na abordagem de questões regionais e globais”.

    20. O Ayatollah Mesbah Yazdi disse hoje que obedecer a Ahmadinejad era obedecer a Deus. Falando perante um grupo de artistas Basiji em Qom, elogiou também Khamenei e disse que o Líder Supremo era uma luz do último Imam e que a agitação tinha sido direccionada a ele.

    21. Mohsen Rezaie reiterou a sua posição de novo hoje em como todos os funcionários governamentais e membros das forças de segurança responsáveis pelo abuso de prisioneiros devem ser demitidos e julgados.

    22. Uma carta do Ayatollah Makarim Shirazi, felicitando Ahmadinejad pela sua selecção como presidente do Irão, tem circulado na internet. As minhas fontes confirmaram que a carta é falsa. O Ayatollah Shirazi ainda não felicitou e não planeia felicitar Ahmadinejad.

    23. O vice-comandante da polícia do Irão, Ahmad Reza Radan, rejeitou as alegações reformistas de que pelo menos 69 pessoas foram até agora mortas durante a agitação. Apelidou essa afirmação de propaganda e guerra psicológica.


    Detenções / Libertações / Mortes

    24. Majid Ansari – um membro da Associação de Clérigos Combatentes – afirmou hoje que um relatório sobre a violação de detidos tinha sido elaborado e enviado a funcionários do governo para examinação. Acrescentou que não se tratava apenas de um caso, mas de vários e que tinham provas concretas para sustentar a acusação.

    25. A agência iraniana Mehr News noticiou que a cidadã francesa Clotilde Reiss foi libertada sob fiança. Tinha sido anteriormente noticiado que o governo francês tinha enviado uma carta ao governo iraniano concordando em pagar a sua fiança. O seu paradeiro actual é desconhecido, mas o governo iraniano tinha anteriormente referido que se ela fosse libertada sob fiança ficaria confinada à Embaixada Francesa em Teerão. O governo anunciou também hoje que o seu julgamento tinha terminado e que um veredicto seria de esperar em breve. A sua libertação não pôde ser confirmada através de outras fontes.

    26. Notícias indicam que o governo iraniano informou oficialmente a Embaixada Suíça sobre a detenção de três americanos que, viajando a pé, entraram acidentalmente no Irão. A Embaixada Suíça representa os interesses americanos no Irão, dado que os Estados Unidos não têm embaixada nem pessoal diplomático no Irão desde a revolução de 1979.

    27. Alauddin Borujerdi, um membro do comité formado pelo parlamento para investigar a situação em que se encontram os detidos disse hoje a repórteres que os detidos estavam satisfeitos com as condições em Evin. Outro membro disse à imprensa que se tinha encontrado com Abtahi na sua cela prisional e que ele estava de boa saúde. Acrescentou que Abtahi, para além disso, tinha acesso a televisão e rádio. Acrescentou que iriam encontrar em breve com Tajzadeh e Mirdamadi. Notícias indicam que apenas irão visitor Evin e não outras prisões.

    28. Os Repórteres Sem Fronteiras confirmaram que Amir Asslani – um estudante e director executivo de uma empresa de tecnologias de informação – se encontra detido desde 8 de Agosto. Foi detido por enviar emails. A sua casa e escritório foram também revistados por forças de segurança.

    29. O jornalista Dr. Chobineh foi libertado hoje.


    Vários

    30. O concerto dos U2 em Zagreb foi avassaladoramente pró-Movimento Verde. Vejam o video no YouTube:



    U2 em Zaghreb, pedindo para ligar a Radio Tehran, 9 Agosto 2009

    31. Um polícia sueco a apoiar os Verdes Iranianos: Sweet Swedes: Stockholm Police solidarity with Iranians #iran... on Twitpic


    A quem quer ajudar

    - Anonymous – o colectivo que organiza e mantém este forum – precisa de doações para manter os servidores activos. Apenas precisam de mais 15 dólares para este mês. Façam uma doação se quiserem: General Expense - Why We Protest

    - Informação sobre a republicação do Green Brief: For Bloggers, News Sites and Forum who want to republish the Green Brief Plesae Read! - Why We Protest - IRAN


    - Informação sobre o Tor: Tor Browser Bundle

    - Discussões/anotações: http://aic.openmsl.net/wiki/index.php/Green_Brief_52; criem se não existir

    - Uma lista de todos os Green Briefs: The Green Briefs

    - Um agradecimento caloroso a Sahar Joon e S joon pela ajuda com a revisão e dicas valiosas. Também um MUITO OBRIGADO a todos os tradutores que têm passado o seu tempo precioso a fazer chegar isto a tantas pessoas quanto possível.

Share This Page

Customize Theme Colors

Close

Choose a color via Color picker or click the predefined style names!

Primary Color :

Secondary Color :
Predefined Skins